fbpx

Diante do atual cenário econômico competitivo, a Educação Corporativa tem se tornado fundamental para as organizações. Visto que a qualificação profissional é um diferencial para melhorar as competências da equipe em desempenhar as atividades com mais qualidade, produtividade e assertividade. 

Muito além de apenas desenvolver treinamentos para os colaboradores, a educação corporativa digital busca estimular o desenvolvimento do time, incentivar a MELHORIA CONTÍNUA dos processos, aliando as estratégias e aos objetivos organizacionais.

Para se sobressair em um mercado tão competitivo é necessário investir no capital humano da empresa. 

Por isso, muitas organizações têm utilizado a Tecnologia, adotando a Educação Corporativa Virtual como estratégia para proporcionar desenvolvimento e treinamento aos seus funcionários, além de torná-los mais qualificados e produtivos.

O que é a Educação Corporativa? 

A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais”.

Para driblar as dificuldades encontradas pelas empresas, uma das soluções é investir nos formatos de ensino a distância, através de Plataformas Virtuais, o que facilita o acesso aos conteúdos de qualquer lugar, nos horários livres de cada colaborador.

Assim é possível fomentar o conhecimento e o desenvolvimento dos colaboradores de forma personalizada, na medida de suas necessidades e com disponibilidade de tempo.

Essa modalidade à distância proporciona um aprendizado através de um ambiente virtual, propiciando maior flexibilidade do treinamento, uma vez que o colaborador tem “mais liberdade para escolher o local e a hora para aprender, além de proporcionar a redução do custo para a empresa”.

Colaborador podendo ter acesso aos conteúdos de qualquer lugar, nos horários livres.

E existe também o benefício de aumentar o faturamento da sua empresa através da capacitação de seus colaboradores.

Vantagens da Educação Corporativa Digital para empresa

Atualmente inúmeras empresas oferecem opções de treinamento corporativo durante o período de experiência de um novo funcionário. 

No entanto, esse treinamento não termina com a contratação permanente: ele continua com cursos online de especialização, aprimorando o conhecimento do colaborador em novas tecnologias. 

Além das significativas economias de custos, o ensino online, como treinamento corporativo, traz outros benefícios importantes tais como:

1- Ao contrário das aulas tradicionais em sala de aula que se baseiam em longas palestras e textos, o e-Learning utiliza uma variedade de formatos, como apresentações, animações e vídeos. Isso é importante porque nem todos os alunos processam informações da mesma maneira. 

2- Nas empresas, os requisitos e processos de treinamento variam de acordo com o departamento, o setor ou a demanda específica. 

O que gera diferentes tipos de aulas, o que demanda mais espaço e estrutura para acontecer. Com uma plataforma de cursos online, a empresa centraliza todos os cursos em um só local. Desta forma, além de facilitar o acesso a todos, fica fácil atualizar os materiais e encontrar o conteúdo que se deseja rapidamente.

3- O custo de pagamento de instrutores e locação de espaço para aulas presenciais, pagamentos de hora extra ou capacitação no horário de trabalho, resulta em uma despesa significativa. 

Cursos online podem ser feitos de qualquer lugar, a qualquer hora. O ensino online elimina custos e prejuízos, garantindo a capacitação por um valor muito menor.

4- É mensurável, pelo fato de ser digital, tudo pode ser medido e analisado.

No entanto, os resultados do treinamento corporativo online não devem ser medidos somente com base no número de colaboradores que concluíram o curso, no tempo que levaram para terminar ou até mesmo nas pontuações obtidas na avaliação.

A verdadeira força do e-Learning reside na sua capacidade de mapear como o programa impacta os KPIs de negócios.

5- É escalável, pois, à medida que a organização cresce, o mesmo acontece com o seu programa de treinamento empresarial. As ferramentas de aprendizagem digital, de maneira fácil e rápida, evoluem e acomodam novos usuários. 

Em vez de aguardar o próximo curso de treinamento presencial, basta que novos funcionários acessem a plataforma corporativa e iniciem o processo de aprendizado desde o primeiro dia. 

6- Agilidade, visto que as necessidades de treinamento organizacional estão em constante estado de atualização, à medida que o mercado muda, à velocidade da luz. 

Isso requer um programa de aprendizado ágil o suficiente para refletir essas mudanças em tempo real, visto que a tecnologia do ensino online incorpora rapidamente às demandas de treinamento atualizadas de uma organização, que são prontamente distribuídas aos colaboradores. 

Os requisitos de treinamento corporativo de cada organização são únicos e as necessidades de aprendizagem de cada departamento também variam.

Uma plataforma EAD se adapta perfeitamente a essas diferenças e pode ser personalizada para atender às necessidades específicas, o que permite que cada colaborador se desenvolva dentro de seu próprio ritmo, capacidade e preferência. 

Por que usar vídeos na educação corporativa?

Segundo dados da CISCO, por conta do crescimento do mercado, as perspectivas para 2020 é que cerca de 82% do tráfego da internet ficará por conta de vídeos online.

Ainda de acordo com a análise, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações nesse tipo de plataforma.

O vídeo é um recurso essencial para empresas que querem se manter alinhadas com as tendências do mercado. Além de trazer um conteúdo mais dinâmico, ele é mais rápido de ser consumido, quando comparado ao texto. 

Benefícios do treinamento corporativo para profissionais

Com o treinamento corporativo, não é apenas a empresa que sai ganhando.  Algumas vantagens mostram como a capacitação empresarial ajuda a melhorar a vida profissional de um funcionário.

Flexibilidade:

Treinamentos online podem ser feitos a qualquer hora, em qualquer lugar. O único requisito é um computador ou dispositivo eletrônico móvel e conexão com a internet.

Mobilidade: 

Um lugar que tem conexão à internet é um lugar para aproveitar. O treinamento online não se limita apenas aos desktops. Ele pode ser feito por meio de telefones, tablets e laptops.

Fácil acesso: 

Todo material do curso pode ser visualizado várias vezes, sem limite. Toda vez que houver uma dúvida o profissional pode consultar a resposta simplesmente acessando a plataforma educacional corporativa.

Comunidade: 

Pessoas com as mesmas metas de aprendizado podem se unir em uma comunidade online que interage, tira dúvidas e troca ideias.

Suporte online: 

Quando os alunos têm alguma dúvida, basta enviar um e-mail para o treinador, conversar na sua comunidade, ou acessar o suporte via chat.

Relatório de progresso Avaliações online trazem um sistema de pontuação justa que ajuda os alunos a avaliar sua compreensão de um determinado assunto.

Retenção de informações Cursos online ajudam o aluno a reter e lembrar informações por meio de recursos mais elaborados, como imagens atraentes, vídeos, animações.

O que é uma plataforma LMS?

Uma plataforma LMS, abreviação de Learning Management System, é uma plataforma de ensino que transporta o ambiente educacional presencial para o espaço virtual.

No Brasil, a tradução da sigla LMS é Sistema de Gestão de Aprendizagem, mas também é conhecida como plataforma de Ensino à Distância (EAD). Essas plataformas são muito utilizadas para a aplicação de treinamentos digitais nas organizações, proporcionando a redução de custos e otimizando todo o processo de aprendizagem.

Com os avanços da tecnologia, houve o surgimento de novas ferramentas e estratégias que contribuíram para a evolução dos processos de aprendizagem. Os softwares começaram a ser desenvolvidos e se tornaram um grande auxílio para diversas áreas, incluindo a educação corporativa digital. Uma dessas inovações é a plataforma LMS, que trouxe um grande avanço para o T&D (Treinamento e desenvolvimento) das organizações. 

Com essa tecnologia, é possível proporcionar um ensino eficiente, de fácil acesso e com diversos elementos que podem transformar o modo de aprender e ensinar. Além disso, ela também pode trazer diversos benefícios para os treinamentos corporativos e, consequentemente, gerar melhores resultados. 

Como funciona uma plataforma LMS?

As plataformas LMS possuem todos os recursos necessários para que seja possível desenvolver e disponibilizar o conteúdo dos treinamentos, além de viabilizarem o acompanhamento dos cursistas e a emissão de certificados. 

Funcionalidades do LMS para a sua empresa

1- Criação de treinamentos para colaboradores

2-  Personalização da interface;

3-  Hospedagem de conteúdo;

4- Utilização de atividades de aprendizagem variadas;

5- Facilidade na atualização do conteúdo;

6- Integração com os dados do setor de Recursos Humanos (identificação de cargos, acompanhamento do colaborador, metas de performance etc.)

7-  Controle de participação dos colaboradores nos treinamentos;

8-  Avisos e lembretes para manter os profissionais atualizados sobre cursos obrigatórios, avisos etc.;

9- Relatórios com resultados dos treinamentos, adesão dos colaboradores e outras informações estratégicas;

10- Possibilita o modelo de acesso aos gerentes para a aprovação de materiais e outras decisões.

Por que investir na formação de E-learning?

Uma das vantagens de aliar a educação corporativa à formação e-learning é a capacitação de maneira ágil. Devido à flexibilidade do sistema, com o aprendizado disponível 24 horas, o profissional pode escolher o melhor horário, estudar onde quiser e assim completar sua formação de forma rápida e prática. 

Também é uma ferramenta útil para os profissionais que precisam se atualizar constantemente e, dessa forma, a capacitação da equipe acompanha o ritmo do mercado.

Já as empresas que necessitam de treinamentos específicos encontram nessas plataformas educacionais corporativas a possibilidade de criar cursos personalizados para cada equipe, o que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades estratégicas que são essenciais para o negócio, de maneiras distintas. 

A mobilidade é outra vantagem dessa forma de aprendizado: empresas que possuem unidades em diversas localidades podem optar pela formação e-learning para o treinamento de toda a equipe, independentemente do local onde o profissional se encontra.

O custo-benefício é outro fator positivo no aprendizado à distância visto que seu custo é menor se comparado à educação corporativa com treinamentos presenciais.

Como acompanhar os resultados: Para que a educação corporativa por meio do sistema e-learning alcance resultados significativos para a empresa é necessário dedicação e comprometimento por parte dos funcionários. 

É importante que o profissional tenha autonomia no processo de aprendizagem, além de disciplina e organização. Rotinas e técnicas de engajamento são muito úteis para manter o usuário ativo. Contudo, também é possível acompanhar os resultados e analisar o desempenho do estudante.

Os treinamentos são disponibilizados em uma plataforma específica, própria para conteúdos de aprendizado, portanto é comum que estas plataformas reúnam relatórios onde é possível mensurar o acesso e tempo de uso, desempenho nas avaliações e engajamento de cada profissional.

Também é importante avaliar o impacto na atuação do funcionário e medir os resultados para a empresa.

Toda empresa, independente de seu tamanho, pode incluir a educação corporativa e a formação e-learning em sua estratégia de negócio para melhorar o potencial da equipe. Investir em educação corporativa digital é uma vantagem competitiva, pois ela contribui para manter a equipe qualificada e atualizada, além de desenvolver competências essenciais para a eficácia da empresa. 

Um treinamento empresarial online, como é o caso da formação e-learning, proporciona agilidade ao processo de capacitação, reduz os custos e agrega inúmeros benefícios à organização. 

As novas tecnologias educacionais tornaram-se um ganho para a infraestrutura educacional viabilizada pelas empresas. Através da Educação à Distância a “qualificação dos funcionários é realizada em um tempo menor e com custos reduzidos, em relação aos cursos presenciais.” 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Nos siga em outras redes

Mais populares

Receba as últimas novidades

Receba as últimas novidades

Não enviamos SPAM, apenas atualizações e novidades.

Pode ser de seu interesse:

Novidades

Descubra mais conteúdos

O que é Lean Office?

Você já ouviu falar de Lean Office? Vem da filosofia Lean mas dentro dos escritórios. Temos um termo muito conhecido que é o Lean Manufacturing tendo como objetivo eliminar

Saiba Mais »

Como encantar clientes

Hoje é dia do cliente (15 de Setembro) e como esse assunto é fundamental para todos os empreendedores, nessa matéria vamos te dar algumas dicas

Saiba Mais »

Quer ter acesso as nossas soluções?

Fale com um de nossos especialistas