O que é Lean Office?

Você já ouviu falar de Lean Office? Vem da filosofia Lean mas dentro dos escritórios. Temos um termo muito conhecido que é o Lean Manufacturing tendo como objetivo eliminar as perdas de produtividade em fábricas, já o Lean office tem como objetivo eliminar desperdícios em processos administrativos, portanto, em escritórios.

O conceito de Lean Office de maneira literal é um “escritório enxuto”. Sua origem vem dos anos 90, quando a Toyota desenvolveu o conceito “lean”. O objetivo era identificar e reduzir os desperdícios nos processos da fábrica. Com o passar do tempo, esse conceito passou a ser utilizado também no ambiente corporativo atual, fora das grandes fábricas.

Quais são os benefícios de se implementar o Lean Office?

Implementar o Lean Office na sua empresa, irá te trazer inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhor aproveitamento do tempo e do fluxo de trabalho;
  • Redução de desperdícios;
  • Rapidez em coletar informações, pois o Lean Office faz com que elas estejam mais organizadas e fáceis de serem encontradas;
  • Padronização e documentação na empresa, o que faz com que o diálogo com os colaboradores sejam mais profissionais e corretos, garantindo o direito de todos os trabalhadores e muito mais.

É importante ressaltar que esse conceito altera toda a cultura e organização da empresa e para obter sucesso, além de ter um grande conhecimento sobre o método, é essencial que ele seja levado a sério por todos da empresa – desde os gestores até os novos colaboradores.

Não existe uma formula magica mas você pode utilizar de alguns modelos, conceitos, ferramentas e ações para implementar esse conceito na sua empresa, como por exemplo o Método 5S, Seis Sigma e o Kanban.

Se você não está familiarizado com esses termos, ferramentas mas quer implementar o Lean Office, a Cresça Mais pode te ajudar. Já está disponível na nossa plataforma o curso de Lean Office com o professor Roger Rodrigues, e o curso tem por objetivo direcionar líderes de setores administrativos na busca por um ambiente mais enxuto e produtivo. Também pretende mostrar que os desperdícios neste setor são tão prejudiciais quanto aos da área operacional, por isso deve-se eliminá-los.

Quer saber mais sobre o curso? Aperte o play nesse vídeo!

Lembrando que você pode adquirir o curso individual na nossa plataforma (clicando aqui) ou você pode entrar em contato com nosso comercial e ter mais informações de como você pode ter uma plataforma exclusiva para a sua empresa, com esse e vários outros cursos disponíveis para seus colaboradores. Clique aqui e bata um papo sem comprometimento com a Naíssa do nosso time comercial.

Menu